terça-feira, 10 de junho de 2014

Um ano de blogue



No dia 10 de Junho de 2013 nasceu este blog. Belo dia para celebrar nascimentos.
Dia de Camões e das Comunidades.
Do nosso maior poeta (um dos) que já existiu e que tanto amou esta terra que a todos nos viu nascer.
Dos que cá estão, na sua labuta diária, luta por pão, fraternidade para si e todos os seus.
Dos que partiram em busca de uma vida melhor.
Parentes tenho, espalhados um pouco pelos quatro cantos do planeta (Madeira, Brasil, França, etc…).
Este blog também é para todos eles. Para registo perene e memória (pelo menos enquanto a net durar para todos, pois tudo é impermanente) dos “fracos”, aos quais em tempos que já lá vão estava vedado todo e qualquer registo na História dos mais fortes e poderosos.
Dia radioso, data marcante, hora bendita, pois também neste mesmo dia, há setenta e um anos atrás, nascia na ilha da Madeira a sua mais bela Strelitzia reginae, nascia a minha Mãe.

sábado, 7 de junho de 2014

Fantasmas, vultos e sombras (IV)



“Espíritos e o guarda-vestidos”

Há mais de cinquenta anos atrás, no Arco de S. Jorge (Concelho de Santana, Ilha da Madeira) passou-se o seguinte episódio. Arlinda Lourenço esperava a chegada de alguns familiares para um jantar que tinha combinado para aquela mesma noite. Por forma a deixar a mesa mais apresentável com um centro composto por flores variadas lembrou-se de ir furtar as ditas a três campas do cemitério local.
O jantar passou-se e bem, mas nessa mesma noite Arlinda não conseguiu dormir, atormentada por pesadelos inicialmente, conseguindo por fim adormecer mais tardiamente.
Na manhã seguinte, quando acordou, realizou os gestos usuais, mas quando se ia vestir, olhou para a porta do seu guarda-vestidos e reparou que tinham sido profunda e distintamente gravadas três cruzes no espelho do dito.
O fenómeno impressionou de tal maneira a pessoa em questão, que ela nunca mais voltaria a entrar naquele ou em qualquer outro cemitério. Nem mesmo a ir a algum funeral, fosse ele de quem fosse.
Informante: Maria Isabel de Gouveia Valente, 70 anos, nascida no Arco de S. Jorge e a residir actualmente em Vila Nova de Gaia