domingo, 20 de setembro de 2015

Rezas (V) São João Baptista (I)

Quando era moço pequeno e os dentes de leite davam lugar à dentição de adulto, sempre que me caisse um dente que eu conseguisse apanhar fazia algo que minha mãe tinha feito também quando era criança e assim me tinha ensinado. Pegava no dente, jogava-o para cima do telhado (na minha casa era de um galinheiro), dizendo assim:

"São João, São João, pega o meu dente podre e dá-mo são!"

Para que os dentes de adulto viessem fortes e sadios.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lendas de Cabras

A cabra e a laje do ouro

Bode (Brunheira, Almodôvar - 11-03-2008)
Há alguns anos atrás um pastor que tinha algumas cabradas perto do lugar de Vale da Ursa começou a ter uns sonhos nos quais via uma ponte e escutava uma voz que lhe dizia assim:
“Se queres o teu bem, vai ao Vale de Santarém!”.
O pastor acordava então aflito, mas não ligou muito ao assunto. Até que os ditos sonhos começaram a ser recorrentes. Um dia, resolvido a pôr termo a tais sonhos, decidiu-se a pôr-se a caminho do Vale de Santarém. Lá chegado buscou a ponte dos seus sonhos e não tardou a encontra-la. Seguiu até ao meio da ponte e por lá ficou a mirar o rio. Ao seu lado estava um homem que o cumprimentou à sua chegada. Esse homem, falou então o seguinte:
“Há alguns dias que tenho um sonho. Sonho com uma cabra preta que todas as manhãs, ao romper da aurora vai para cima de uma grande laje e aí fica deitada ao Sol. Por baixo dessa laje há um tesouro. Mas não consigo descobrir onde fica tal sítio!”.
O pastor escutou a história bem caladinho e mal o outro homem saiu da ponte, pôs-se logo a caminho do Vale da Ursa. Essa cabrinha preta era uma das dos seus rebanhos e, de facto, todas as manhãs, lá ia ela em direcção a essa mesma laje, onde ficava deitada ao Sol.
Lá chegado, começou a escavar em volta da laje e ao levantar a dita, dizem que encontrou um fabuloso tesouro em ouro e assim ficou rico, abandonando a sua vida de pobreza.

Informante: Sr. José Manuel Guerreiro, Pastor, Brunheira-Almodôvar (informação recolhida a 15-11-2007 no sítio da Pedra Riscada, Brunheira, Almodôvar).