segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Episódios Caricatos (V)

Numa aula de mecânica (para obter a carta de condução) em Setúbal, o Sr. Manuel Alcântara Caldeira, 70 anos, nascido e criado em Pias, ouviu contar o seu instrutor, o Sr. Guerra, esta estória caricata pela sua autenticidade nos aspectos factuais.
Estória que ilustra bem uma época. Ainda governava o Marcelo Caetano e certas coisas eram proibitivas, mas este Instrutor não teve medo de contar esta estória à rapaziada ali presente.

Guião para auxílio à visualização do vídeo anexo:

Sr. Manuel: “No Liceu, numa aula de História, o Professor perguntou a um aluno:
«Diga-me Augusto, qual foi o Português que ao longo de toda a sua vida lidou mais de perto com os Santos?»
(Parou por um bocadinho, né?)
O aluno pensou durante alguns instantes e por fim respondeu:
«Foi Henrique Galvão Senhor Professor.»
«Ora essa!» Admirou-se o Professor. «Então porquê?»
(Resposta do aluno):
«Porque nasceu em Santa Maria, dia de Santa Catarina, frequentou a escola de Santa Filomena, morava no Campo de Santa Ana, deu uma queda em Santa Bárbara e foi socorrido no Hospital de Santa Teresinha. Esteve internado na prisão do Hospital de Santa Maria, de onde fugiu no Dia de Todos os Santos.
Assaltou o Paquete Santa Maria ao qual lhe pôs o nome de Santa Liberdade. Passando pelas ilhas de Santa Lúcia, a caminho das Terras de Santa Cruz (Brasil). Fixando residência em São Paulo, na Rua de Santa Teresinha, donde viveu preso por causa de um Santo António (de Oliveira Salazar) que residia em São Bento e era natural de Santa Comba Dão!».

(Risadas)”

Recolha e video: Marco Valente

Sem comentários: