domingo, 30 de novembro de 2014

Alcunhas Madeirenses (II)

Uma professora que minha mãe teve no Arco de São Jorge (Santana, ilha da Madeira), nunca tratava os seus alunos pelo seu nome próprio.
Quando queria falar com algum deles ou chamar os mesmos para uma qualquer actividade, designava-os sempre por uma alcunha, tipo: "Maria da Fonte", "Tú que Fumas", "Caga nas Botas", etc...

Informante: Maria Isabel de Gouveia Valente, 71 anos, nascida no Arco de S. Jorge (Santana, ilha da Madeira) e a residir actualmente em Vila Nova de Gaia.

Nota: No século XVI, a população local desta freguesia era proveniente de Portugal Continental, nomeadamente do Minho e do Algarve. Teriam estes colonizadores levado consigo também esta forma de apelidar, diferenciando e tornando únicos, os indivíduos ?
Recordo-me que ao recolher nos livros das Imposições (salvo erro do século XVIII 1736 a 1738) - impostos pagos na alfândega do Porto sobre as pipas de vinho que entravam por via fluvial na cidade - para um trabalho efectuado para a Cadeira de História da Cidade do Porto (Curso de Licenciatura Pré-Bolonha em História - ramo Educacional) informes sobre esses impostos, colocava sempre nas observações informes acerca do nome do Barco, os Arrais, etc...
Verifiquei então, que muitos possuíam alcunhas, algumas já herdadas de família, tipo: "O Laranjo" e muitas outras. Para quem se interessar por esta temática, fica a sugestão de consulta. Esses mesmos registos, na década de 90 do século passado, estavam presentes na Casa do Infante, Arquivo Histórico Municipal.
Deixamos aqui estes pequenos apontamentos, para que o estudo geral nacional acerca destas problemáticas tenha assim mais este pequeno contributo.

2 comentários:

oasis dossonhos disse...

Sempre com interesse, os teus artigos, enquanto reflexo da tua postura na sociedade - investigar, descobrir, partilhar, enriquecendo o nosso conhecimento. Bem hajas!

Marco Valente disse...

Neste mesmo dia em que postei algo sobre o que minha mãe me dissera tive a triste notícia do seu falecimento.
Honra seja feita à sua memória, Amor Incondicional, espírito de sacrifício e Humanidade.
Do que sou hoje muito a ela (e meu Pai Amado) devo.
Bem haja pelos incentivos sempre amigo oasis dos sonhos.