sábado, 21 de setembro de 2013

Os "cabrões" dos Gasparões

Em primeiro lugar, queremos elucidar que o título não visa denegrir a imagem de ninguém, nem os actuais habitantes desta pacata localidade alentejana.
Apenas define um episódio sucedido por estas paragens e que ficou na memória das gentes mais idosas. E que urge recolher e dar à estampa – neste caso, “pôr a navegar” na net.
Alguns episódios jocosos, por assim dizer, sucedem no nosso Portugal contemporâneo.
Pelo Alentejo sucedia que, quando alguém queria edificar uma habitação (por exemplo) chamava os familiares e amigos da sua terra e de terras mais próximas. Um trazia a concertina, outro a sua viola campaniça e toca de fazer um baile, os célebres “bailes à casa”. De tanta folia e dança o terreno lá ia sendo nivelado para melhor erguer a edificação.
Há muitas dezenas de anos atrás, num monte nas proximidades dos Gasparões, as pessoas juntaram-se para um desses bailes à casa. A folia corria bem, até que, algumas moças vislumbraram ao longe dois indivíduos que eram conhecidos pelo seu mau feitio e desacatos que armavam constantemente. Algumas delas viraram-se para os restantes gritando:
“Fujam, que vêm aí os cabrões dos Gasparões !
Fujam, que vêm aí os cabrões dos Gasparões !”
E as pessoas correram a esconder-se num armazém que existia nas proximidades. Ao chegarem ao local, um dos indivíduos deitou a porta abaixo à patada, entrando ambos no recinto. O outro respondeu assim, aos gritos que ao longe ainda ouvira:
“Oh moças não fujam,
Oh moças não tenham medo!
São os cabrões dos Gasparões,
Que vêm visitar o putedo!”
E vai de distribuir pancadaria a uns e outros, a torto e a direito.
Esta estória, contou-a o Sr. Luís Diogo Barradas (Luís do Estanque), em 2011 com 81 anos e morador em Montes Velhos.
Sr. Luís Diogo Barradas ou Luís "do Estanque"
Também há alguns anos atrás escutamos a um idoso, que nas proximidades ou mesmo em Vilarinho das Furnas, teria sucedido um episódio igualmente revelador da veia poética do nosso povo, mesmo neste género de episódios.
A estória era mais ou menos a seguinte.
Uma moça, casada, teria andado “enrolada” com um rapaz (moço mais novo), e passado algum tempo aquele deixara-a. Sucede que, numa altura das festas na povoação (certamente relacionada com os rituais de fecundidade dos solos) a dita rapariga passou próxima ao rapaz, pois como seriam da mesma aldeia ou de povoações próximas uma da outra, tal teria inevitavelmente de suceder.
Naquele tempo, os rapazes usavam cornos de touro à cinta, pelos quais bebiam vinho (não existiam copos por aí além, como é usual nos nossos dias), e o rapaz tinha um desses cornos à cintura.
A moça, tentando deixá-lo mal visto aos olhos dos seus amigos atirou com o seguinte verso:
“Cantador que vem na estrada,
De onde vem? Para onde vai?
O corno que traz à cinta,
É seu ou de seu pai?”
O rapaz, moço habituado aos cantares ao desafio, não se acanhou, respondendo logo de seguida:
“O corno que trago à cinta,
Não é meu nem de meu pai!
É um cabelo do teu Homem
Que de maduro lhe cai!”.
Continuaremos assim, a recolher e a registar estes episódios, que para além dos seus aspectos espirituosos também revelam a veia poética e de improviso, tão cara ao nosso povo.

4 comentários:

oasis dossonhos disse...

Deliciosos depoimentos, de uma sabedoria ancestral. A cultura popular em evidência. Parabéns, por dares voz ao povo anónimo.

Marco Valente disse...

Grato amigo Luís, pelo desafio colocado na Mágica Mértola, de passar para escrito as recolhas que fui fazendo ao longo destas já quase 2 décadas.
E pela inspiração que foste gerando com as imagens descritas e publicadas (em livros, no blogue)e que me fizeram despertar os sentidos e percepcionar o imenso Património Imaterial que nos rodeia. Um "Oásis de Sonhos" de facto

Anónimo disse...

coisas sem graça

Marco Valente disse...

O que dizem as pessoas que se identificam tem sempre graça... já os anónimos, não passam disso mesmo, anónimos que nem ao menino Jesus interessam.
O blog não visa ser anedótico, para tal recomendo-lhe a Casa dos Degredos da TVI ou a continuação das leituras que faz do Correio da Manhã, que este blog não é para si.