domingo, 31 de agosto de 2014

Poetas Populares (I)

"Chocolate branco e preto embrulhado em prata vermelha

Uma menina de cor
andava na minha escola
Todos os dias a via
a chegar com a sacola

Parecia de chocolate
e devagarinho entrava
mas na hora do recreio
com ninguém ela brincava

Parecia envergonhada
Com os olhinhos no chão
Longe de nós se sentava
Não a via comer pão.

Rita era o seu nome
ouvi a professora chamar
mas a Rita não falava
com ninguém ia brincar.

Com um pauzinho escrevia
Na areia do jardim
e depois também chorava
nunca vi tristeza assim.

Um dia tomei coragem
ao seu lado me sentei
mas a Rita estremeceu
Será que a assustei?

Com a cabeça caída
Olhou para mim a medo
Eu desejava saber
qual seria o segredo.

Ofereci-lhe do meu lanche
Ela ficou a olhar.
Com os olhos tão abertos
Não queria acreditar.

Parti o meu pão ao meio
E ela então aceitou
Quando terminou de comer
para mim ela olhou.

E disse-me: Muito obrigada
E assim todos os dias
Eu com ela repartia
As minhas duas fatias.

Apesar de nada dizer
Sorria quando eu chegava
Fazia-me espaço no banco
E então eu me sentava.

Um dia disse a tremer
Que todos os dias, trazia
num saquinho de plástico
o lanche que a mãe fazia.

Mas ao chegar à escola
Uns meninos a esperavam
E por ela ser de cor
O seu lanche lhe tiravam.

Depois gozavam com ela
Por ela não ser branquinha
Não a queriam na escola
Por ela ser torradinha.

Eu também chorei com ela
E então desde esse dia
Quando ela vai p'ra escola
Eu faço-lhe companhia

Ela é muito meiguinha
Eu não posso compreender
Como é que haviam meninos
que lhe queriam bater.

A cor não é importante
Somos iguais, vê no espelho
Porque o sangue de nós duas
Esse também é vermelho!"

Poema da autoria de: Maria da Luz Filipe Duarte Freitas, 54 anos, nascida e criada em Beja (1)

Uma história que também comigo sucedeu e com um bom amigo que fiz na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Também aí reparei num rapaz cabo-verdiano, que se sentava nas aulas e ninguém com ele falava, o Emanuel (logo no início do ano lectivo 1995-1996) e decidi-me a ser o primeiro a ir com ele falar, pois racismo e xenofobia para mim sempre foi algo contra o qual lutei, luto e lutarei sempre.
Sei que muitas pessoas têm estórias semelhantes. A elas aqui as dedico, pois o bullying nas escolas não existe só por questões de cor e também na minha família mais chegada já se passaram/passam situações semelhantes.
Fica aqui o registo e o alerta, para que as pessoas se tornem mais Humanas/Humanistas, pois a ausência de valores e princípios nunca levou a lado nenhum, só ao fundo do poço.
E a Homenagem a todos aqueles que viram para além da cor, sexo, idade e religião e identificaram-se com outro ser humano, nascendo daí grandes, valiosas e valorosas relações de amizade e familiares também.

(1) Iremos colocando de hoje em diante Poemas, estórias e contos da autoria desta valorosa Mulher e Poeta Popular Alentejana. Para que fiquem registados e possam ser também contados às gerações futuras, Homens, Mulheres e Crianças.

Sem comentários: