segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Arte Rupestre (VI) Arqueologia (V)

"Monte da Capela 5" (Pias, Serpa) - Arte Rupestre (conjunto de fossetes)

Afloramento rochoso com Arte Rupestre (fossetes)
Os afloramentos rochosos com “covinhas”, aos quais nós, os arqueólogos também apelidamos de fossetes , são usuais, de Norte a Sul do País e de uma forma geral por todo o mundo.
Este tipo de elementos gravados surge no espaço de milénios e em locais tais como Menires, Povoados da Idade do Bronze, Castros da Idade do Ferro posteriormente romanizados. Afloramentos rochosos e outros diversos contextos. São das representações mais comuns em termos de arte rupestre.

Durante prospecções tidas na zona da actual Albufeira da Barragem de Pias, encontramos (nós e a equipa que nos encontrávamos a coordenar, a Dra. Maria João Marques e o Dr. Tiago Gil) um afloramento rochoso com a presença de algumas fossetes.
Umas mais evidentes do que outras, visto que o lento e inexorável passar do tempo e agentes atmosféricos, tais como o vento e a água foram desgastando a rocha e a mesma se viu coberta com líquenes.
Levantamento em manga plástica dos elementos gravados
Procedemos então ao seu levantamento em manga plástica, uma vez que o local em si ficou submerso pelas águas da Barragem de Pias (logo também protegido - pode ser que com o evoluir da sociedade actual, após o período de duração da Barragem de Pias, se algum dia as gravuras voltarem a ver a luz do Sol, esperemos que actos de vandalismo contra o Património sejam apenas testemunhos de um longínquo e triste passado).
Levantamento final
Pintadas a cor azul podem ser observadas as “covinhas” / “fossetes” que temos como certas. A vermelho as que levantam algumas dúvidas – devido à presença de líquenes na sua superfície. Foram executadas por abrasão (acto de esfregar continuamente um objecto duro na pedra para assim obter uma gravação) e com alguns indícios de picotagem (acto de picar com um instrumento de pequenas dimensões, como um pico, a superfície da rocha, deixando as marcas da ponta dessa ferramenta gravadas assim na dita rocha ).

Sem comentários: