segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ontem (Hoje e Amanhã) somos todos Gregos, Brasileiros, Turcos, Iranianos…

Há coisas que são Património Universal, que nos formaram enquanto cidadãos, enquanto seres humanos. Alguns dos valores que nos guiam (ou pelo menos no nosso humilde entender deveriam guiar) prendem-se com ideais que num dado momento foram apenas uma deia na cabeça de um iluminado que a quis levar ao Mundo, e a que muitos aderiram, pois pareceu-lhes ser a melhor de todas, mesmo que utópica.
As ideias geram sonhos e quando nos tiram os sonhos despojam-nos da nossa identidade.
Na Grécia, fecham-se emissoras nacionais, acaba-se, pasmem, com:
Orquestra Sinfónica Nacional, Orquestra de Música Contemporânea e o Coro da ERT.
Quando nos tiram a música, tentam tirar-nos os sonhos, mas jamais o conseguirão.


Enquanto isso, no Brasil, forças policiais à semelhança dos tempos de ditadura militar de Getúlio Vargas iniciam uma onda de violência (tentando culpar manifestantes pacíficos) atacando jornalistas, cidadãos (com o beneplácito de alguns fascistas que ilibariam assassinatos executados pelas forças policiais se necessário fosse em tribunais !!! – n.º 11 do seguinte link). Se isto não é uma Ditadura, então o que será ?


Enquanto isto, na Turquia, um outro ditadorzeco, manda esbirros atacar cidadãos que se opunham a uma decisão falsa e repleta de mentiras. As manifestações já ocorrem em várias cidades turcas. Há sistemas que caem de podres. O Turco (sem a ajuda externa americana) ruiria em poucos dias como um castelo de cartas. Claro está que não quereríamos que fosse substituído por um governo religioso extremista radical (para influência da religião sobre a política já nos bastou a Inquisição durante a Idade Média e o que sucede em vários países de diversos credos em todo o Mundo) – misturas que sempre resultaram na ditadura do mais forte.


Por tudo isso, do Irão sopram ventos de esperança e mudança, trazidos pela juventude, que derrotou os extremistas nas urnas e optou por um moderado (enfim, o ideal seria um estado laico, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia).
Como diz o jornalista da TVI24 “Roxo é a cor da mudança. Contra todas as expectativas e logo à primeira volta.” Que seja mesmo a cor da mudança, para melhor, são os nossos sinceros votos.


Sem comentários: