sábado, 29 de agosto de 2015

Fenómenos Luminosos (II)

Esferas Luminosas sobre o Algarve

"De algum tempo a esta parte temos verificado de Norte a Sul do país que diversos tipos de fenómenos luminosos fazem parte do imaginário popular e folclore local.
Alguns já registamos e passamos ao prelo. Outros serão aqui seguidamente transcritos mais em bruto, seguindo-se, quiçá, interpretações mais reflectidas futuramente acerca de um maior número de casos/relatos."

O informante optou pelo anonimato, face à hipocrisia de uma sociedade que ostraciza quem testemunha este tipo de fenómenos, tal como quando na Idade Média se ridicularizava quem afirmava que a Terra era redonda e não plana.
Noutros tempos estes fenómenos foram descritos à luz e discernimento de quem os observou e tiveram várias explicações (fenómenos naturais, manifestações de anjos, figurações de deuses e seus emissários). Urge efectuar esta recolha contemporânea, por forma a aquilatar como se processam estes fenómenos, aos mais variados níveis, nomeadamente o da imagética/fenómenos em si e das interpretações que os que observaram tais fenómenos fazem acerca dos mesmos, entre outros e variados aspectos.
Deixamos aqui seguidamente o seu testemunho:

“Era dia 14 de Abril de 2001, final das férias da Páscoa. Algures numa terra algarvia, num aldeamento turístico a cerca de 300 metros da praia. Entre este aldeamento e a praia fica uma zona descampada, seguindo o bosque que acaba na linha de dunas da praia.
Existe um acesso em terra batida, que percorre desde o aldeamento até à praia, atravessando estes contextos de zona descampada, bosque e por fim praia. À direita existe uma elevação.
Estava nessa noite com três amigos, todos eles de férias e, este era o último dia deles lá.
À meia-noite eles iam voltar para casa para fazer as malas pois seguiam a Norte no dia seguinte.
Estávamos no sítio habitual, uma «eira» que estava no meio do parque relvado, com a vista para o Sul, para o bosque.
Croqui efectuado pela testemunha, acerca do espaço físico dos avistamentos
Tínhamos connosco um cão pequeno, que simpatizou connosco. Este cão pertencia ao senhor encarregado do aldeamento, que tinha vários cães, estes abandonados por veraneantes desnaturados…
Era por volta da meia-noite, quando de repente o pequeno cão começa a mostrar intranquilidade. De repente, surge uma luz amarela, com reflexos de vermelho a circundar o monte (à direita), numa direcção da direita para a esquerda, numa velocidade lenta. Achamos estranho. De repente o pequeno cão começa a uivar, e eis que começam todos os cães a uivar. Nisto, nós, intrigados com a luz e os cães, reparamos que a luz deixou de contornar o monte, estando a flutuar no céu, por cima da copa das árvores, cerca de 50 metros.
A luz pára no ar, suspensa e, de repente, aparece outra, ligeiramente afastada, com a mesma cor e iluminação, não emitia qualquer som ou ruído.
Nisto elas começam a mover-se no céu, fazendo figuras geométricas aleatórias (mesmo à nossa frente, deveriam estar a cerca de 700 metros, talvez). De repente, uma delas desaparece, apaga-se, esfuma-se… e a outra desce em direcção à terra, desaparecendo no nosso campo de visão, por detrás do bosque. Nisto existe um clarão luminoso no sítio onde ela desceu. Confesso que senti-me ameaçado e em perigo, eu e os meus amigos, os cães não paravam de uivar.
Eis que de repente surge entre as árvores, lá ao fundo nesse caminho de terra batida, uma luz, mas esta era diferente, era branca, muito branca e era como um núcleo de luz, não iluminava nada à volta, era uma bola perfeita.
Ela estava a vir na nossa direcção… Nós apanhamos pedras e paus para nos defendermos. Os cães uivavam incessantemente.
A bola de luz não fazia barulho nenhum, andava em linha recta, não apresentava turbulência no movimento, flutuava na perfeição e, não iluminava nada à volta, nada que tenha visto antes…
Ela vinha na nossa direcção, estava cada vez mais próxima e dava para perceber isso, até que chegou à imediação da estrada alcatroada do aldeamento, a qual tinha um poste de luz e como se fosse magia desapareceu… Puffh…
Senti medo, mas senti curiosidade e vontade de me meter mato a dentro a correr atrás daquilo.
Nós neste momento estávamos junto do sítio onde esta Bola de luz desapareceu, até um amigo foi chamar o pai dele, por fim aconteceu um clarão no mesmo sítio do primeiro e igual. O pai do meu amigo testemunhou o último clarão…
Aqui os cães deixaram de uivar e acabou o evento. A Bola de luz Branca esteve a cerca de 30 metros de nós.
Foi assustador e intimidante…
Eu não acredito em tecnologia terrestre capaz de fazer tais coisas.
E não era natural, não eram bolas de plasma, nem gazes. Era algo que não era daqui.

O evento terá durado na sua totalidade cerca de 10 a 15 minutos, aproximadamente."

Sem comentários: