"Cerro do Moinho Velho"
Aspecto do elemento estruturado, visto de Norte para Sul |
Estrutura de funcionalidade
indeterminada pelo que é observável nos nossos dias, mas, muito possivelmente
moinho, conforme designação presente na respectiva Carta Militar do local, de
planta circular, utilizando o xisto como matéria-prima base de construção.
No eixo EW apresenta um diâmetro
de 6,50metros e no eixo NS de 5,80metros. Tem uma altura observável na
actualidade entre os 1,50metros e os 1,90metros, desde a base da mesma. Ausência
de materiais de qualquer tipo, observáveis macroscopicamente.
Levantamento em manga plástica das gravuras executadas sobre o elemento pétreo |
Apresenta um elemento cruciforme
gravado sobre uma espécie de globo virado a Este, que passamos a descrever de
seguida:
Levantamento Elemento Cruciforme sobre Globo |
Gravura executada por picotagem presente na única pedra de ombreira da
entrada, imediatamente acima da soleira que se encontra orientada para o ponto
cardeal Este.
Representação do culto de São Salvador do Mundo ou sua
mimetização posterior[1]?
Seja qual tenha sido o motivo era um sinal protector colocado à entrada de uma estrutura, entrada que se encontrava voltada ao nascer do Sol e isso é evidente.
[1]
Gostaríamos de apresentar seguidamente uma hipótese visando a execução da gravura
em si. Proteção do local (se moinho, serviria para moer grão, com o qual se
faria farinha para o pão). Não é raro surgirem elementos cruciformes gravados
em vetustas pedras de moinhos, quer de vento como de água, muito pelo contrário.
Apenas um apontamento mais,
acerca do culto de São Salvador do Mundo (que poderá aqui estar representado,
ou não). Há uma festa que se celebra a 6 de Agosto, do Divino Salvador, São
Salvador ou mais simplesmente O Salvador. O episódio da Transfiguração bíblico
é o episódio que motiva todas estas representações salvíficas. Com forte
conteúdo místico, assinala o ponto culminante da vida pública do Salvador
(Jesus=Deus Salva), testemunhado por três dos seus apóstolos (a fazer fé nas
escrituras):
“Simão Pedro, servo e
apóstolo de Jesus Cristo, aos que, pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus
Cristo, alcançaram, por participação, uma fé tão preciosa como a nossa… Com
efeito, não foi com base em hábeis fábulas que vos demos a conhecer o poder e a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas, por termos sido testemunhas oculares
da sua majestade. Porque ele recebeu, de Deus Pai, a honra e a glória, quando,
do seio da glória magnífica, lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu filho
muito amado, em quem pus todo o meu enlevo. Esta mesma voz que vinha do céu, a
ouvimos, quando estávamos, com ele, no monte santo…” (2 Pe 1,1. 16-18).
O episódio ocorreu num alto
monte, não longe do lago de Genesaré que depois foi identificado com o
monte Tabor, nas proximidades de Naim. Ocorreu cerca de uma semana após o
episódio da multiplicação dos pães e dos peixes.
Na representação, Cristo, revestido
de Luz, abre os braços, num gesto que lembra a crucifixão, mas, ao mesmo tempo,
aparece suspenso no ar, no acto da Ressureição. O seu culto foi muito divulgado
pelo Mundo. Deu nome a um país e a duas cidades (capital de El Salvador e São
Salvador da Bahia de Todos os Santos, capital e sede da administração colonial
do Brasil até 1763).
Geralmente a sua
iconografia consiste no seguinte: Cristo transfigurado, glorioso, com o
globo ou sobre o globo, vestes brancas, de mãos estendidas em Cruz e em Glória.
1 comentário:
Também se coloca a hipótese de poder ter sido uma atalaia.
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