quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Etnografia (II) Vias Antigas (I)

Via do Cerro da Quinta

Em trabalhos que efectuamos entre os meses de Outubro de 2007 e Maio de 2008, pelas encostas da Serra do Caldeirão coordenamos, num segundo momento, no terreno o nosso colega arqueólogo Dr. Luís Pedro Castro Vilaça Moura. Decorrente dos seus trabalhos de prospecção conjunta (após formação intensiva inicial em Almodôvar e nas frentes de trabalho das obras) alertou-nos para a presença de uma via antiga, observável ainda nos dias de hoje, devido à erosão que a contínua passagem de carroças pelo local produziram sobre o substracto litológico.
Via antiga (observa-se em primeiro plano o desgaste no substracto litológico)

Junto a uma pequena ribeira, próxima ao Cerro da Quinta observamos então da existência de marcas de rodado de veículos de tracção animal. Este local fica submerso estivalmente. A distância entre as marcas de rodado visíveis andava à volta de 1,50metros. Seguiam uma orientação sensivelmente num eixo NE-SW.
Presume-se que tivessem sido produzidas ainda em época contemporânea, como acesso de carroças a uma pequena quinta e sua respectiva horta, não muito longe do afloramento rochoso onde se observava a dita via.
Os nossos sinceros agradecimentos à empresa de arqueologia Perennia Monumenta, na pessoa do Prof. Doutor Francisco Reimão Queiroga, pela possibilidade de execução de tais trabalhos por este imenso Sul.

Sem comentários: